domingo, 19 de fevereiro de 2017

No low No pow

O QUE É NO/LOW POO?
Este tal de No Poo; e Low Poo; é mesmo complicado não é?
É tanta coisa permitida, liberada, parcialmente liberada... Uma série de substâncias para conhecer, desvendar.
Fique tranquilo que aqui neste, poste vou explicar tudo para você, de forma descomplicada.
A IMPORTÂNCIA DO SHAMPOO
Para nós ocidentais, a espuma é sinônimo de limpeza.
Ouvimos que quanto mais alva e abundante é a espuma, mais limpo está.
Nós levamos muito tempo lavando os cabelos e nos certificando que ele está bem limpo (e cheiroso! de acordo com nossas referências do que é ofativamente agradável). Repetimos, repetimos e repetimos o processo de lavagem.
Mas você sabia que o shampoo retira do nosso cabelo bem mais do que o necessário?
Algumas substâncias presentes no shampoo são responsáveis não só pela limpeza como pelo ressecamento dos fios, retirando com a espuma, a oleosidade natural em excesso e deixando também os cabelos extremamente ressecados.
E se o seu cabelo é ressecado, mais complicado será! Cabelos secos, geralmente os cacheados, crespos e encarapinhados, sofrem demais os danos do shampoo comum.
Quantos de nós já tivemos a sensação de que aquele shampoo lavou demais os fios? O aspecto duro e seco, o som de "cabelo cantando" (um Pavarotti do chuveiro!) no final do processo de lavagem é resultado de substâncias como o Lauryl Sulfate, Sodium Laureth Sulfate e outros agentes de limpeza de caráter ultra-limpantes presentes em muitos shampoos comuns do mercado.
O que você precisa fazer é substituir estes shampoos malvados por shampoos gentis, que limpam suavemente os cabelos sem ressecar os fios.
MAS, E OS PETROLATOS?
Muita coisa neste mundo vem do petróleo:
Plásticos (aposto que no seu banheiro, sala, quarto e na sua cozinha tem um monte deles!)materiais sintéticos como tecidos,tintas para diversos fins,mídias como CD e DVDcapsulas de medicamentos, TUDO!
Querosene e asfalto era um pouco que você sabia sobre isto nas aulas de geografia.
Uma coisa que você não sabia é que nossos cosméticos também possuem alguma coisa derivada deste liquido escuro. Comumente, encontramos nos cosméticos substâncias como a parafina líquida, a vaselina, o óleo mineral, o petrolatum que são subprodutos do petróleo através do processo de refino e que compõem cosméticos que colocamos na pele e nos cabelos. Pois é amiga! Ele está lá e nós nem sabemos...
Estas substancias produzem uma película nos fios e um brilho realmente sedutor. Mas não se engane: este brilho radiante é uma máscara que muitas vezes não está nada relacionado a saúde dos cabelos. Ele não tem qualquer poder de tratamento. É muito utilizado nas composições cosméticas para obter certa emoliência ou encorpar a textura nos produtos, mas realmente o brilho é superficial.
É como usar uma chapinha em um cabelo ressecado: ele tem brilho e parece saudável, mas por dentro, carece de substâncias essenciais a sua saúde.
Grande parte dos cosméticos com petrolatos, possuem uma ação imediata, quando se trata dos quesitos brilho e alinhamento dos fios.
A película brilhosa não só mascara a saúde dos cabelos como impede que muitas vitaminas e nutrientes dos cosméticos sejam absorvidos com eficacia.
No entanto, esta película que os petrolatos formam, não ficam para sempre nos fios. Todos os derivados de petróleo são removidos dos cabelos com o bendito: shampoo malvado! Aqueles que falamos mais acima.
É um ciclo, onde um depende do outro:
Produtos com petrolatos - Precisam de shampoo agressivo - Causando ressecamento
ISSO DE SHAMPOO LEVE E SEM SHAMPOO...
Ora, ora, ora. Você deve estar aí neste momento lendo rótulos em seu banheiro a procura destas substâncias e percebeu que muitas delas fazem parte da sua vida há muito tempo... Relaxa, você não é a única.
Alguma amiga falou também deste tal de No e Low Poo. Você entrou em grupos no Facebook, tinha gente compartilhando produtos e dizendo: "Este tá liberado!", "Este tá proibido!". Você tem se esforçado muito e não tem entendido nadinha. A única coisa que você sabe, é que existe um tal de Yamasterol que era da sua bizavó e que serve para isto. 
O No e Low*, marca desenvolvida e patenteada pela Deva, se popularizaram deste lado do Atlântico como técnicas de tratamento capilar que abolem o uso tanto de produtos com derivados de petróleo como shampoos com agentes de limpeza agressivos para os fios. Este tipo de "modo de cuidar" começou a ser divulgado pela cabeleireira Lorraine Massey, em seu livro Curly Girl. Neste livro a cabeleireira sugeria a utilização de pouco shampoo (Low Poo;), ou abolir o uso completo de shampoos (No Poo;). A Lorraine é uma das fundadoras da marca Deva Curl.
Os shampoos (Pouca Espuma), são compostos por agentes de limpeza de caráter leve, que não agridem a fibra capilar. Eles são mais leves, muitos deles fazem menos espuma que os shampoos comuns e proporcionam limpeza aos fios sem retirar a proteção natural do couro cabeludo.
Estes shampoos têm a capacidade de retirar dos fios silicones insolúveis sem danificar a fibra dos cabelos. 
Matérias sensacionalistas se multiplicam na web:
"Extra, Extra! Mulher não lava o cabelo por 10 anos e diz se sentir feliz".
E você se pergunta:
"COMO ASSIM?"
Vamos abolir o caráter sensacionalista da matéria e dizer para você que a tal mulher, simplesmente não usa mais shampoo para lavar os cabelos.
O No Poo; (sem espuma) é justamente isto.
"MAS... COMO LAVA?"
A lavagem pode ser feita de diversas formas. Algumas pessoas optam por condicionadores mais leves e com substâncias naturais de caráter limpantes mas já existem muitos cosméticos sem espuma, os chamados "higienizadores". Outras pessoas preferem outras alternativas como chás e argilas. 
Mas que lava, lava sim! Tudo depende do que você usa nos cabelos. Quem não utiliza shampoo, também não pode utilizar nada que se acumule nos fios como por exemplo, silicones insolúveis. 







2 comentários:

  1. Quanto produto legal! Amei as dicas, são maravilhosas. Adoro cuidar dos cabelos e já vou anotar algumas coisinhas daqui
    beijão
    http://otomescriativas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post, mas não achei valores...depois passa pra gente

    ResponderExcluir